As origens do Reiki estão imersas nas brumas do tempo, na medida em que é um acto de cura por imposição de mãos, presente em quase todas as culturas, e prática tão antiga quanto a humanidade.  Contudo, o Reiki, tal como o conhecemos na actualidade é uma terapia natural redescoberta e re-construída por  Mikao Usui, no início do Século XX.  

,

,
Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui (1865-1926) foi monge budista, da escola Tendai  (Vajarayana Japonês), e não sacerdote cristão, como as primeiras histórias do Reiki divulgadas no Ocidente por Mestra Takata fizeram acreditar. Mestra Takata, devido aos problemas nascidos com a Segunda Grande Guerra, a fim do Reiki poder entrar na América, recriou a história de Mikao Usui e, bem assim, do Reiki.
A palavra Reiki nasce da união das palavras Japonesas "Rei" e "Ki", que significam, numa tradução livre, energia cósmica (do universo) e pessoal (vital) respectivamente. Preconiza que por intermédio da imposição de mãos, um  Terapeuta Reiki pode irradiar vibrações de harmonia, vindas da energia vital do Universo (Rei) restabelecendo o equilíbrio da energia vital (Chí ou Ki) nas zonas doentes do corpo de um paciente.
,
 
,
Os estudos de Mikao Usui  concentravam-se em descobrir como  Buda e Jesus de quem obviamente, isso sim,  conhecia a existência —  conseguiam realizar curas milagrosas. Usui sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que elas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.
Dizem os primeiros reikianos que Mikao Usui teria ido à América, junto da Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Jesus
.
Entretanto, os pesquisadores jamais encontraram prova alguma da passagem de Mestre Mikao Usui por essa  Universidade ou que tenha, outrossim, pisado solo Americano. Tais afirmações teriam sido pura invenção — como tantas outras, a respeito de Mikao Usui — para facilitar o desenvolvimento de uma cultura de origem Japonesa em território Americano, ou seja, em país cristão.
 

Mestre Mikao Usui, após pesquisar a Medicina Chinesa, os Sutras Budistas, etc. conseguiu construir um sistema de cura. Percebeu, todavia, que algo lhe faltava. Subiu, então, ao Monte Kurama, no Japão, passando 21 dias em meditação e a jejuar. No último dia - de acordo com o que está escrito no manual que Usui distribuíra aos seus alunos - "sentiu a energia Reiki descer sobre sua cabeça".

 Após isso, Usui ensinou tal sabedoria a vários Japoneses, fundando o sistema dos Mestres de Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um Grão-Mestre, sendo assim qualificado para despertar energias em outras pessoas,  transmitindo o "Dom da Cura".

 

 

A americana de origem japonesa Hawayo Takata (1930-1980), nascida no Hawai, trouxe o Reiki para o Ocidente na década de 40 do século passado (XX). Conheceu o Reiki no Japão, terra de sua mãe, depois de se ter curado na Clínica de Reiki do Dr. Chujiro Hayashi de uma grave doença que minava o seu coração, seu estômago, pulmões e vesícula.

Entre 1970 até à sua morte, ocorrida em Dezembro de 1980, a Sra. Takata iniciou 22 Mestres de Reiki.   

 

 

Hoje em dia, várias são as organizações conhecidas em actividade, destacando-se a Reiki Alliance — dirigida pela neta de Hawayo TakataPhyllis Furumoto (foto) e a Radiance Technique dirigida por Barbara Ray.  

 

 Acredita-se que em Portugal, o Reiki tenha começado a ser praticado por estrangeiros residentes no Algarve, nos inícios dos anos 90, tendo-se depois difundido por todo o País.

 
 Apesar de os terapeutas reikianos receberem a sua Iniciação de cura, no Método REIKI, das mãos de um Mestre, a verdade é que a grande maioria, a nível Mundial, trabalha em regime independente, não estando filiado em nenhuma organização, pois que, ainda que muitos o desejassem, não existe entidade ou organismo que regule ou pretenda regular os princípios do Reiki. Por isso, as associações existentes em todos os países, sejam elas quais forem, apenas poderão incutir seus princípios nos seus sócios, sem jamais poderem ser consideradas porta-voz do Reiki em qualquer ponto do planeta. O Reiki jamais teve ou terá "donos da verdade".

Este tipo de tentativa de subjugação sobre o livre pensamento e a livre actuação dos reikianos jamais se concretizará, apesar dos esforços de certas entidades, nomeadamente dos EUA, de tentarem impor princípios próprios sobre o Reiki. Para se ter uma idéia de como o Reiki é uma prática tão simples e de como alguns seguidores posteriores a Mikao Usui complicaram a coisa — provavelmente devido a interesses pessoais que não são expostos publicamente — é bom saber que Mikao Usui revelou ao mundo apenas QUATRO símbolos e, na segunda fase do seu ensinamento, usava uma ÚNICA POSIÇÃO (ALEATÓRIA) DE MÃO para praticar suas curas. Curava também com os olhos, sem a imposição de mãos ou sem ter que traçar símbolo algum com elas. Reiki também é, ou é sobretudo, acto de meditação e de elevação espiritual.
   
  reikiluzevida@sapo.ptt